Use este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://repositorioguairaca.com.br/jspui/handle/23102004/499
Registro de metadados completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augusto da Silva | - |
dc.contributor.advisor | VIGINHESKI, Lucia Virginia M. | - |
dc.contributor.author | ILIVINSKI, Dirlei Cherne da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-07T18:33:00Z | - |
dc.date.available | 2025-03-07T18:33:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-04 | - |
dc.identifier.other | 613 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioguairaca.com.br/jspui/handle/23102004/499 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Debater os entraves de uma vida saudável é abrir espaço para a conscientização e para ações efetivas da escola. O tema sexualidade representa um viés importante de promoção à saúde em todos os níveis e modalidade de ensino, em especial nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º segmento, correspondente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A problemática levantada neste estudo consiste no seguinte questionamento: Abordar assuntos referentes a sexualidade, como conhecimentos e cuidados do corpo, prevenção as IST, AIDS, violência sexual e outros, podem contribuir para a saúde e melhora da qualidade de vida de alunos e alunas da EJA? Objetivo: Este Projeto objetiva desenvolver uma proposta de caderno pedagógico com sequência de atividades para a abordagem do tema sexualidade, a ser utilizada por professores que atuam nas classes de Educação de Jovens, Adultos do 1º segmento, em Guarapuava – PR. Material e Método: Foi realizada inicialmente pesquisa bibliográfica em documentos oficiais que norteiam a EJA no Brasil. Os estudos incidiram também sobre o tema sexualidade e sua relevância no contexto escolar. A proposta caderno do pedagógico com sequência de atividades será disponibilizada aos professores e professoras que atuam nas classes de Educação de Jovens, Adultos do 1º segmento. em formato digital, sendo que sua divulgação será através do contato direto com este público alvo. O presente material tem como característica a possibilidade de ser usada em turmas da EJA, com alunos e alunas leitores e não leitores pois apresenta metodologias problematizadoras e possíveis de serem desenvolvidas a partir da oralidade. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Caderno Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Proposta de Caderno Pedagógico | pt_BR |
dc.title.alternative | Sequência Didática com a Temática Sexualidade para ser [...] | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_FINAL_DIRLEI CHERNE DA CRUZ ILIVINSKI.pdf | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (PPGPS) MESTRADO PROFISSIONAL EM PROMOÇÃO DA SAÚDE | 3,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.